14/11/2016 Conselho do Parque Estadual de Terra Ronca será reativado
Conselho do Parque Estadual de Terra Ronca será reativado

26/10/2016 11h14 – Atualizado em 04/11/2016 17h05

Uma nova composição do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Terra Ronca (CONPETeR) retoma os trabalhos nesta quinta-feira, dia 27. Diversas entidades apresentaram seus membros, mas ainda restam vagas a serem preenchidas, conforme estabelecido no edital.

A reunião será realizada a partir das 9 horas, na área externa da Igreja do Povoado de São João, município de São Domingos, a 13 quilômetros da sede do Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR).

Mais informações e o edital estão disponíveis aqui.

O parque

O PETeR foi criado em 1989, destinando a preservar a flora, a fauna, os mananciais e, em particular, as áreas de ocorrência de cavidades naturais subterrâneas e seu entorno, protegendo sítios naturais de relevância ecológica e reconhecida importância turística. Abriga no seu interior um conjunto de cavernas de importância nacional e internacional. Entre elas estão algumas que se encontram abertas à visitação: Angélica, Terra Ronca I e II, São Mateus e São Bernardo. O parque protege espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção, em destaque para a Tiriba-de-prifmer (Pyrrhura pfrimeri) e para diversas espécies carvenículas que ocorrem somente na unidade.